Monday 27 July 2009

Microfinance @ the Mumbai Slums


As favelas são uma realidade comum em todas (??) as mega-cidades do mundo e Mumbai está longe de ser excepção...
Com a sua população de mais de 20 milhões e uma estimativa de 500 novos habitantes por dia – na sua maioria, refugiados financeiros – lugares como as favelas “prosperam” e multiplicam-se a um ritmo visivel dia após dia.

Tive oportunidade de visitar a zona de Jari-Mari que em conjunto com a famosa Dharavi formam a cintura de favelas que rodeia o aeroporto de Mumbai. A densidade populacional é ... como dizer... assustadora! Um milhão de pessoas numa área de 1,8km2! As favelas oferecem alojamento barato e ilegal, bem no meio da cidade! Perfeito! Cerca de 3 Euros por mês é quanto custa a renda e não se julge que as favelas são apenas dormitórios pois a actividade económica dentro de Dharavi apenas é cerca de 480 milhões de euros por ano! Há autenticas fabricas dentro das favelas. As máquinas-ferramenta são espalhadas pelas casas das pessoas. Cada familia é responsável por uma operação e de seguida passa o produto a outra familia e assim por diante até estar concluido! 6Sigma, KanBan… eheheh!



Como seria de esperar, as favelas são locais onde a vida não é facil... As condições de saneamento são deficientes, não há espaço, não há conforto, etc. mas pelo menos não me pareceu que existissem problemas de segurança. As pessoas são super simpáticas e estão mais preocupadas com as suas vidas do que em se meterem com os outros! Prova disso é que os “balcões” de Microfinança locais e as pessoas que lá vão levantar dinheiro nunca tiveram problemas com assaltos! No entanto a Microfinança neste contexto pareceu me bem mais dificil do que no contexto rural, mas a Hisdusthan MFI lá se vai safando!

No comments:

Post a Comment